Se você já possui um negócio no ramo alimentício, entende que precisa ficar atento na hora de investir nos equipamentos para seu espaço para não errar na hora da compra, não é mesmo?
Mas se você está começando e ainda não tem experiência no segmento, fique tranquilo pois nós vamos te ajudar a entender qual destes tipos de forno industrial é ideal para seu negócio.
Para uma cozinha industrial, é fundamental que os maquinários forneçam agilidade, praticidade e qualidade no preparo dos alimentos e para obter o máximo destes recursos, você precisa ter o equipamento certo para cada tipo de situação.
Vamos aprender mais sobre fornos industriais?
Para escolher um forno industrial que se encaixe perfeitamente na sua cozinha, além das suas características técnicas, o design também é importante para que o visual de seu espaço não seja bagunçado e se mantenha harmônico.
Inclusive, alguns modelos, se adaptam muito bem a uma cozinha doméstica, principalmente para quem gosta de preparar pizzas, massas, bolos e etc.
Forno Industrial a gás ou elétrico?
As perguntas que mais recebemos sobre este tema são:
1) Qual tipo de forno industrial é melhor? A gás ou elétrico?
2) Qual forno industrial é mais econômico? A gás ou elétrico?
E a resposta, é tipicamente… depende.
Sobre os custos de uso do forno a gás, deve-se levar em consideração o valor do botijão, ou do preço do quilo da companhia de gás encanado. Já para o elétrico, é importante comparar com o valor do kW, se a instalação elétrica do estabelecimento está em boas condições e etc.
Dito isso, vamos falar sobre as características de cada um destes tipos.
Forno industrial a gás
Este tipo de equipamento leva mais tempo para atingir altas temperaturas e a regulagem do nível de calor não é tão precisa.
É importante ter bastante cuidado com entupimentos na boca do forno a gás, para evitar que o calor não se espalhe corretamente e seus bolos cresçam mais de um lado do que do outro, por exemplo.
O uso do forno a gás torna-se mais econômico quando há a necessidade de mantê-lo ligado por muitas horas seguidas. Assim, ele mantém sempre a temperatura constante.
Logo, para assar pães, bolos, pizzas e outros alimentos em estabelecimentos que tem uma produção grande e durante todo o dia, o fogão a gás é o ideal.
Forno industrial elétrico
Um dos principais atributos deste tipo de forno é a presença do termostato. Com ele, você pode definir uma temperatura, por exemplo, 200º e ao atingi-la o equipamento desarma. Assim, se é necessário desligar e ligar o aparelho a todo momento, o forno elétrico se torna a melhor opção.
Por trabalhar com resistência elétrica, ele também aquece muito mais rápido, assim, sua receita fica pronta muito mais rápido.
Ao escolher o seu, é importante verificar também a vedação da porta, se ela não for bem fechada significa que o equipamento perde calor em seu interior, o que atrapalha seu rendimento.
O vídeo abaixo do Canal Casa Bonita, ensina uma fórmula matemática para medir o consumo de energia do seu forno elétrico.
Faça uso dessas dicas no momento de sua decisão para que você faça a melhor escolha e o melhor investimento para alcançar a máxima capacidade da sua cozinha profissional e que os objetivos de seu negócio sejam alcançados o quanto antes.
Se precisar de mais algum suporte, conte com nossa equipe de consultores e tire todas as suas dúvidas através dos canais de atendimento abaixo.
Telefone: (21) 4040-4885
Whatsapp: (21) 98998-9585
Email: contato@lojastemperare.com.br
Pingback: Como escolher a fritadeira industrial perfeita para a sua cozinha profissional? – Blog Temperare