Como escolher a fritadeira industrial perfeita para a sua cozinha profissional?

Como escolher a fritadeira industrial perfeita para a sua cozinha profissional?

As fritadeiras industriais são essenciais para qualquer tipo de restaurante, lanchonete, hamburgueria e estabelecimentos do ramo alimentício graças à sua capacidade de preparar pratos e aperitivos fritos com máxima eficiência e garantindo um alimento crocante e saboroso.

 

Características principais

Fritadeiras para cozinhas industriais podem ser aquecidas por resistência elétrica ou por gás, dos tipos GLP (botijão) ou natural (encanado) e podem trabalhar apenas com óleo ou com uma mistura de água, sal e óleo.

Além disso, as fritadeiras variam em relação à quantidade de cubas. Assim você pode realizar a fritura de diferentes tipos de alimentos simultaneamente evitando por exemplo, que a sua batata fique com aquele gosto de peixe. Com as fritadeiras com diversas cubas você ainda ganha mais tempo e produtividade na sua cozinha.

Inclusive, algumas fritadeiras profissionais oferecem a opção de ligar as cubas separadamente.

 

Fritadeira de bancada ou de coluna

fritadeira industrial de bancada ou de gabinete

As fritadeiras de bancada oferecem mais mobilidade e você tem liberdade para ajustar a posição dos seus equipamentos de acordo com a organização da sua cozinha. Além do que este tipo ocupa menos espaço bruto.

No entanto, se a montagem de sua cozinha prevê um lugar fixo para cada tipo de equipamento, você pode optar pelas fritadeiras montadas em colunas, ou gabinetes e destinar um espaço específico para ela.

 

Fritadeira a óleo ou a água e óleo

fritadeira industrial a óleo ou água e óleo

O principal método de fritura e que ainda é o mais utilizado na maioria dos restaurantes é baseado em óleo, no entanto, você pode até não saber mas existem diversos modelos de fritadores profissionais que fazem uso de uma mistura de água, sal e óleo para permitir a filtragem dos resíduos e garantir uma melhor vida útil para o óleo.

 

Fritadeira industrial a óleo

Simples como parece, quanto maior for a capacidade em litros do tanque, mais óleo a fritadeira vai usar e mais rapidamente o alimento será preparado.

A capacidade de produção da fritadeira geralmente é calculada como 1,5 a 2 vezes a capacidade de óleo do equipamento por hora. Por exemplo, uma fritadeira com capacidade de óleo de 10 litros pode receber de 15 a 20 quilos de comida por hora.

Acesse nossa loja virtual e confira uma super seleção de fritadeiras industriais a óleo.

 

Fritadeira industrial a água e óleo

Neste tipo de equipamento os resíduos das frituras como sujeira de empanamento e fragmentos dos alimentos descem para o fundo da cuba e ficam armazenados no fundo da água sobre o sal. Neste caso, a água atua como um filtro e não aquece pois a resistência fica em contato apenas com o óleo.

Este tipo de fritadeira evita que o alimento fique com aquele gosto de óleo queimado, pegue o sabor de outras frituras e garante também uma maior durabilidade do óleo que pode durar até cerca de 15 dias, a depender da demanda do estabelecimento.

Neste tipo de equipamento é muito importante fazer o uso e o manuseio corretos além de evitar ao máximo chacoalhar a cesta para que a água e o óleo não se misturem e causem algum tipo de acidente no ambiente da cozinha.

Siga atentamente as recomendações do fabricante e espere o tempo correto após encher o reservatório para que a água e o sal sejam decantados e estejam totalmente na parte debaixo do seu equipamento.

Acesse nossa loja virtual e confira uma super seleção de fritadeiras industriais a óleo.

 

Fritadeira a gás ou elétrica

fritadeira industria a gás ou elétrica

A pergunta que mais recebemos é: QUAL FRITADEIRA É MELHOR, A GÁS OU ELÉTRICA?

Não existe uma resposta pronta para esta pergunta, mas sim, uma análise de qual é a sua necessidade e as condições nas quais o equipamento será usado.

Com isso em mente, vamos aprender um pouco mais sobre ambos.

 

Fritadeiras Elétrica

Fritadeiras elétricas industriais possuem uma resistência que fica mergulhada no óleo e um termostato que desliga o equipamento ao atingir a temperatura programada e o religa quando a temperatura baixar.

A instalação das fritadeiras elétricas é bem mais simples e não necessita de nenhum tipo de tubulação, além de evitarem qualquer tipo de preocupação com vazamentos de gás.

Porém, é muito importante ter um ponto de eletricidade dedicado a este equipamento e que a rede elétrica do estabelecimento aguente a capacidade da sua fritadeira e ainda todos os outros equipamentos que já estão ligados à rede.

É muito importante levar essa questão em consideração no momento da escolha, caso a instalação elétrica não esteja pronta ou não seja viável a sua reforma, pode ser o caso de se optar por uma fritadeira industrial a gás.

 

 

Fritadeiras a Gás

Fritadeiras industriais a gás são alimentadas por queimadores que ficam embaixo da cuba para esquentá-la e assim aquecer o óleo.

Estas fritadeiras podem ser alimentadas por gás de botijão ou encanado. As que utilizam botijões são ideais para uso em foodtrucks, feiras e eventos e pequenos estabelecimentos. Já as alimentadas por gás encanado são ideais para estabelecimentos como restaurantes e bares que não tem permissão para manter botijões de gás dentro da cozinha.

A fritadeira a gás abastecida com botijão, oferece mais mobilidade para uso em festas, eventos, feiras e etc. Acende e esfria mais rapidamente em relação aos aquecedores elétricos e não gera a preocupação de se haverá ponto de energia disponível ou não.

Outro benefício oferecido pelas fritadeiras a gás é que elas não são afetadas por quedas de energia. Se sua região sofre com quedas de energia, optar por uma a gás é uma escolha mais segura.

Assim como falamos no artigo sobre como decidir entre fornos a gás e elétricos o equipamento a gás torna-se mais econômico quando há a necessidade de mantê-lo ligado por muitas horas seguidas visto que ele mantém a temperatura constante.

 

Tachos para fritura

tachos para fritura de pastel e salgados

Os tachos para fritura, ou fritadeiras de tacho, como alguns chamam são os queridinhos dos pasteleiros e salgadeiros ambulantes.

Sua capacidade geralmente varia entre 6 e 14 litros e podem ser colocados sobre uma bancada ou ficar apoiadas sobre um suporte que provê maior mobilidade.

Neles são preparados salgados e pastéis diversos em feiras livres, eventos e praças.

 

Sobre uso e manutenção

Lembre-se de não encher demais a sua fritadeira com os alimentos que você estiver trabalhando para que a temperatura do óleo não baixe demais. Se isso acontecer seu produto não será tão crocante e absorverá óleo demais.

Também não se esqueça de treinar os operadores corretamente para evitar desperdícios e principalmente acidentes na cozinha. Mantenha a manutenção periódica em dia conforme a orientação do fabricante para preservar a vida útil do produto e a qualidade.

 

Conclusão

Agora que você já aprendeu sobre as diversas características dos fritadores elétricos profissionais, já pode tomar a decisão que vai melhor atender às demandas de seu negócio.

Aqui nas Lojas Temperare temos uma super seleção de fritadeiras disponíveis e uma delas certamente será mais indicada para a sua demanda.

E se você ainda tem alguma dúvida, por favor, acesse nossa loja online e converse com um de nossos consultores via chat ou entre em contato conosco por algum dos canais abaixo. Será um prazer ajudá-lo nesta decisão.

 

Telefone: (21) 4040-4885
Whatsapp: (21) 98998-9585
Email: contato@lojastemperare.com.br

 

 

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial